Forluz deve promover mudança de tábua

Edição 219

 

Os mais recentes estudos promovidos pela Forluz – Fundação Forluminas de Seguridade Social apontam para a necessidade de mudança da tábua utilizada atualmente pela entidade, a AT-83. O tema foi apresentado para o conselho deliberativo do fundo de pensão para que se chegue a uma definição.
Em comunicado disponível em seu site, a Forluz informa que, no caso do Plano A, uma eventual mudança de tábua não deve causar impactos nem nos benefícios concedidos nem naqueles a conceder, uma vez que se trata de um plano saldado com garantia das patrocinadoras. No entanto, o atual superávit será absorvido por conta da maior necessidade de recursos.
Já no que se refere ao Plano B, a alteração de tábua poderia vir a afetar os benefícios vitalícios futuros. “Mas, após criteriosa avaliação, foi apresentada ao conselho uma proposta em que o custo da alteração é suportado pelo saldo do fundo específico para mudança de tábua existente. Assim, o benefício vitalício dos futuros assistidos não precisará sofrer redução”, esclarece a nota.