Edição 216
Dirigentes e conselheiros de fundos de pensão fazem parte do público- alvo de um novo produto a ser lançado pela Zurich Brasil Seguros no início do segundo semestre deste ano. O seguro de responsabilidade civil, também conhecido como D&O, já é oferecido pela companhia seguradora para empresas, instituições financeiras, fundos de investimento e entidades fechadas de previdência complementar. A diferença, agora, é que o próprio dirigente ou conselheiro poderá contratar a cobertura como pessoa física.
“Uma das diferenças é que, no caso do seguro individual, o dirigente ou conselheiro está protegido não só no cargo que ocupa hoje, mas também nas funções que já exerceu em outras instituições e virá a exercer em uma eventual mudança de trabalho”, explica Eduardo Pitombeira, diretor de linhas financeiras da Zurich. Além disso, no seguro coletivo a apólice é dividida entre todos os executivos segurados e, no individual, o valor de cobertura é de exclusividade do segurado contratante.
Pitombeira lembra que dirigentes e conselheiros de fundos de pensão podem, muitas vezes, ter assento em conselhos de administração das empresas investidas, o que acaba sendo uma função além da exercida na entidade. “O segurado pode listar todas as funções que desempenha, seja na entidade ou nas empresas em que o fundo tem participação, e ter cobertura em todas essas atividades”, completa o diretor.