Economus estuda PE e quer mais debêntures

Edição 210

O Economus, fundo de pensão dos funcionários da Nossa Caixa, está se preparando para entrar o próximo ano com investimentos mais arrojados do que os tradicionais títulos públicos. A fundação que tem seu patrimônio focado em renda fixa (aproximadamente 82% do total da carteira) “sofre um de baixo a moderado impacto da crise por causa dessa característica”, segundo o presidente do Conselho Deliberativo Max Freddy Frauendorf.
Porém a nova política de investimentos revela que a fundação está preparada para pisar em novos terrenos no próximo ano.
Está sendo estudada pelo Conselho Deliberativo e pela diretoria executiva a inserção da fundação no mercado de fundos de private equity, com o objetivo de obter ganhos com empresas não listadas na Bolsa de Valores.
Além disso, planeja-se aumentar a porcentagem do patrimônio a ser investido em debêntures, de acordo com os parâmetros de diversificação de carteiras, concentração de setores e qualidade creditícia dos emissores contidos na política de investimentos do instituto, diz Frauendorf. Para 2009, a projeção é que ao fim do exercício é de que seja alcançado um resultado correspondente a 130% da meta atuarial nos planos que o Economus administra.