Edição 203
Com rendimento de 2,38% no primeiro trimestre do ano em sua carteira total, a Fundação Cesp superou de longe seu custo atuarial de 0,9% para o período, medido com base na variação do IGP-DI mais 6% ao ano. De acordo com comunicado da entidade à imprensa, 75% dos ativos garantidores da fundação estavam alocados, em dezembro, na categoria renda fixa, que apresentou ganho acumulado de 1,67% de janeiro a março de 2009.
A renda variável, por sua vez, é responsável por 10% do total de recursos para investimentos da entidade (sem contar a carteira de participações).
No primeiro trimestre do ano, a carteira fundamentalista (excluídas a carteira de participações societárias e a de dividendos) obteve ganho de 10,62%. Já a carteira de participações evoluiu 0,11% e a de dividendos teve rentabilidade de 9,05% no período. Os investimentos em imóveis apresentaram retorno de 2,58% no primeiro trimestre deste ano, enquanto os empréstimos aos participantes renderam 1,27%.
Segundo o comunicado, ao final de março a Fundação Cesp contava com um patrimônio para investimento de R$ 15,3 bilhões e um patrimônio total de R$ 19,9 bilhões.