Edição 196
A Aracruz contratou uma empresa para contabilizar as perdas
O diretor financeiro da Aracruz, Isac Rofee Zagury, que pediu licença do cargo na companhia, permanece como membro da Diretoria Executiva da Arus, fundo de pensão da empresa fabricante de celulose, segundo informou Marise Theodoro da Silva Gasparini, diretora presidente da fundação.
Zagury pediu licença depois que a companhia, no dia 25 de setembro, informou ao mercado que, como a Sadia, realizou operações com derivativos acima do previsto na política financeira da empresa e por isso teve prejuízos. Os derivativos estavam ligados à exposição cambial e apostavam na desvalorização do dólar. A Aracruz contratou uma empresa para contabilizar as perdas. A companhia marcou a divulgação de seu balanço trimestral para o dia 17 de outubro.
De acordo com Marise, a fundação não tem investimentos em derivativos e, apesar de Zagury ter participação ativa nos investimentos da Arus, já que também tem assento no Comitê de Investimentos do fundo de pensão, o administrador tecnicamente responsável pelos investimentos da fundação é o vice-presidente da Arus, Murilo de Castro Percia.