Bradesco presente nas revendas de veículos

Edição 19

Buscar associados de cartões de crédito através do uso das afinidades é o
comum

Buscar associados de cartões de crédito através do uso das afinidades é o
comum, basta dar uma olhada em volta e ver a infinidade de cartões que
surgem com nomes de times de futebol, categorias profissionais e mesmo
grandes empresas. Mas vender planos de previdência através das
afinidade, isso é a novidade. A Bradesco Previdência foi a primeira a
lançar mão da idéia, ao lançar no final de junho o Prevfenabrave, um
plano de previdência complementar dirigido às empresas revendedoras de
veículos.
São 6 mil revendas de veículos no país, comercializando automóveis,
caminhões, tratores e motocicletas de 36 marcas – nacionais e
importadas. Elas reúnem um contingente de 315 mil funcionários e
faturam R$ 40 bilhões por ano. “O potencial do nosso setor para planos
de previdência privada é muito grande”, assegura o vice-presidente da
Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores
(Fenabrave), Mauri Misaglia.
Foi ele que negociou o acordo com a Bradesco Previdência. As negociações
duraram quase um ano, mas poderiam ter sido apressadas se não fosse
a programação da entidade de assinar o acordo apenas em seu congresso
anual, que aconteceu em 20 de junho, em São Paulo, no Anhembi. “Na
verdade, foi uma boa oportunidade de lançamento, porque estavam
presentes ao Congresso 4 mil donos de revendas”, explica o diretor
executivo da Bradesco Previdência, Antonio Lopes Cristóvão. “Montamos
um stand no próprio Congresso e começamos a fazer os contatos ali
mesmo”.
O Prevfenabrave foi desenhado para permitir diferentes tipos de
contribuição, desde aquele participante que contribui sozinho quanto
aquele que conta com a contribuição solidária da empresa. No último caso,
o plano prevê também diferentes níveis de contribuição empresarial, as
quais podem variar de acordo com o tempo de casa do funcionário, por
exemplo. “O plano é muito flexível”, diz Cristóvão.

Cálculos – O plano é de contribuição definida, garantindo rentabilidade
mínima de 6% ao ano acima da inflação, porém possui uma projeção para
complementação de aposentadoria que o aproxima do benefício definido.
Através de cálculos atuariais muito precisos, a Bradesco garante ao
participante a complementação da sua aposentadoria até a morte,
mediante uma contribuição previamente definida.
Os casos de longevidade excepcionais são compensados pelas morte
prematuras, o que quer dizer que, na média, a tábua de mortalidade da
empresa prevalesce. “Nossa grande massa de participantes permite
termos uma regularidade estatística muito boa”, diz Cristóvão. Os planos
da empresa somam 315 mil participantes, sendo 215 mil de planos
individuais e 100 mil de planos empresariais (com 9,7 mil empresas
conveniadas).
Apesar dos contatos para a venda do Prevfenabrave terem se iniciado no
Congresso da Fenabrave, ele começou a ser oferecido pela rede de
comercialização da Bradesco Previdência apenas no final de julho, quando
a campanha de lançamento e os folhetos de divulgação ficaram prontos. A
expectativa do Bradesco é atingir cerca de 20% dos participantes da
Fenabrave, o que representa 63 mil pessoas, apenas para os planos de
complementação de aposentadoria. Serão oferecidos também planos
adicionais, como pensão ao cônjuge e pensão a filhos menores, o que
deve elevar o número de participantes.
A Fenabrave deve se esforçar para que o número de ingressantes seja
elevado, uma vez que receberá 1% das receitas como parte do acordo,
afirma Cristóvão. Segundo ele, a taxa de administração do plano será de
6%. A estrutura de comercialização da Bradesco soma 3 mil
concessionários.
De acordo com Misaglia, “escolhemos o Bradesco porque é o maior e mais
sólido grupo da área, além de seus fundos apresentarem grande
rentabilidade”. Ainda de acordo com o vice-presidente da
Fenabrave, “existia um grande número de revendas interessadas em dar
um plano de previdência privada aos seus funcionários e não sabiam
como fazer isso, então consultamos várias empresas do setor e fizemos a
parceria com o Bradesco”.

Ranking – É o segundo acordo da Bradesco Previdência na área
automotiva. O primeiro foi assinado com a Rodoprev, empresa de
previdência aberta lançada pelo Consórcio Rodobens (do Grupo Verdi),
para atender companhias de transporte de carga e também caminhoneiros
autônomos. A Rodoprev está lançando seus planos abertos a partir de 5
de agosto. Mas nesse caso, as vendas do plano serão feitas pela corretora
do grupo Verdi enquanto a Bradesco Previdência fará apenas a
administração.
A Bradesco Previdência é a primeira do ranking do setor, com patrimônio
total de R$ 3,1 bilhões no mês de julho. Em segundo lugar está a Prever
Previdência (Unibanco e HSBC Bamerindus) e em terceiro a Brasilprev
(Banco do Brasil). O setor cresceu 47% em 1996 em relação a 1995 e a
previsão para este ano é de um crescimento ao redor de 50%, previu o
presidente da Associação Nacional de Previdência Privada (Anapp), Luiz
Trabuco Cappi, no início do ano a esta revista.