Fundos reforçam atuação do Itaú no Chile

Edição 185

A estratégia de internacionalização dos produtos e serviços do Banco Itaú
avança mais um passo

A estratégia de internacionalização dos produtos e serviços do Banco Itaú
avança mais um passo. Depois de lançar, no final de outubro, três fundos
brasileiros para o varejo no Chile, um quarto, desta vez voltado
exclusivamente para investidores institucionais, irá completar a gama de
produtos brasileiros no país. Os recursos captados serão alocados em
ações de midle e small cap aqui no Brasil e o benchmark será baseado no
índice IVBX2.
“O mercado chileno é um mercado aberto e bastante capitalizado que já
aloca US$ 90 bilhões em investimentos”, explica o superintendente de
clientes institucionais do banco, Flávio Pires. Ele fala que o mercado
brasileiro é o que mais chama a atenção dos investidores que queiram
aplicar recursos no exterior, já que nossa bolsa tem um grande potencial
de valorização e no primeiro semestre o país passará a ter grau de
investimento. “Os chilenos podem investir 48% fora do país, e o Brasil
oferece um percentual de retorno significativo”, diz Pires. O fundo, que
tem caráter fechado, já está sendo procurado por alguns institucionais e
será lançado com um certo patrimônio inicial.
O Banco Itaú no Brasil será o adviser da operação e, através de sua asset
chilena, orientará as decisões baseando-se em estratégias locais.
Movimento semelhante já acontece em três países, Coréia do Sul,
Portugal e Argentina que somados correspondem a mais de R$ 580
milhões de ativos sob gestão, número que pode subir até o final do ano.