XP prevê Ibovespa aos 90,8 mil pontos ao final de 2018 em cenário...

28-08-2017 – 17:36:09

 

A XP Investimentos traçou três cenários para o Ibovespa ao final de 2018 – em seu cenário base, a corretora estima que o benchmark, atualmente negociado aos 71 mil pontos, deve encerrar o ano que vem aos 85,2 mil pontos, uma valorização esperada de 20%; em seu cenário otimista, a casa espera o Ibovespa aos 90,8 mil pontos, com uma alta de quase 30%; e no cenário pessimista projetado o índice deve cair 15%, para 60,3 mil pontos.

O cenário base da XP considera que a atividade econômica seguirá “dando sinais de que o pior ficou para trás”, com resultados crescentes por parte das empresas e um cenário externo benigno, além da vitória de um candidato reformista nas eleições de 2018. No cenário otimista, a atividade econômica deverá apresentar sinais mais claros e consistentes de recuperação, com revisão para cima das expectativas dos resultados corporativos, e vitória de um candidato reformista. No cenário de estresse, a atividade econômica demora mais para se recuperar, as empresas reduzem suas expectativas de expansão de lucros para baixo marginalmente, e um candidato populista sai vencedor das eleições.

Para dar sustentação a esses cenários, a XP aponta como principais catalisadores as reformas econômicas, que podem levar a uma melhora das notas de rating do país caso concretizadas, mesmo que diluídas, e os juros em patamares mais baixos do que os projetados atualmente com impacto redutor nas despesas financeiras das empresas. Por outro lado, aparecem como riscos o cenário político e seu contágio na economia, que “poderão trazer incerteza para horizontes mais longos”. E um eventual um aumento da incerteza política, prosseguem os especialistas da XP, pode culminar em atraso na recuperação econômica do país, e revisões negativas da percepção de risco. Os profissionais da corretora lembram ainda que tensões geopolíticas, incertezas em países da América Latina e eleições externas são alguns dos principais fatores que podem trazer volatilidade para os investimentos em bolsa globalmente e impactar as ações localmente.