26-01-2017 – 17:24:57
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou que o Fundo de Previdência do Estado do Paraná (Paranaprevidência) aprimore a divulgação de informações financeiras e contábeis e implemente um novo sistema financeiro que atenda às normas contábeis da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A exigência decorre da análise das contas do instituto, relativas a 2014. Segundo TCE-PR, as contas foram aprovadas, mas com ressalvas em relação à ausência de escrituração contábil no Sistema de Acompanhamento Financeiro (Siaf) e à necessidade de aprimoramento da forma de divulgação das informações disponibilizadas no portal de transparência do Paranaprevidência.
O TCE-PR destaca que o instituto deve divulgar informações em tempo real no seu portal de transparência, demonstrando detalhadamente os recursos arrecadados e as despesas realizadas. Além disso, o Paranaprevidência deve integrar as receitas e despesas dos fundos previdenciários ao Siaf.
O Paranaprevidência alega que a integração já está em fase de finalização e não foi concluída em 2014 em razão da complexidade do assunto e da incompatibilidade de sistemas. O instituto destaca que repassa à Secretaria de Estado da Fazenda todas as informações necessárias ao cumprimento da legislação e as disponibiliza no portal de transparência.