Sulamérica prepara planos de previdência aberta com investimentos...

01-12-2016 – 17:07:42

 

A Sulamérica Investimentos prepara o lançamento de novos planos de previdência aberta com investimentos no exterior, COEs e ETFs. “Estamos preparando o lançamento de planos PGBL e VGBL para 2017 com as novas modalidades de ativos permitidos pela nova resolução de investimentos”, diz Marcelo Mello, vice-presidente da Sulamérica responsável pela área de investimentos, vida e previdência da seguradora. O executivo se refere à Resolução 4.444 do Conselho Monetária Nacional (CMN) que abriu limites para novas modalidades de investimentos para os planos de previdência aberta.

O dólar deve se fortalecer acima das previsões do mercado no próximo ano. A Sulamérica Investimentos prevê o dólar a R$ 3,55 em 2017. Por isso, os investimentos no exterior devem ganhar atratividade. “Com o maior nervosismo com as perspectivas políticas e econômicas dos EUA, gerado pelo efeito Trump, o dólar deve ficar mais valorizado no próximo ano”, diz Mello.

Com a queda na taxa Selic iniciada na penúltima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e que deve continuar ao longo do próximo ano, o mercado espera uma maior diversificação nas aplicações por parte dos investidores. “Acredito que haverá maior diversificação a partir do próximo ano, com maior demanda por fundos multimercados, crédito e equities”, prevê Mello. Neste contexto, o executivo acredita que haverá também maior procura por investimentos no exterior que tem a vantagem de diversificação do risco cambial, além do risco de mercado.

Mello não acredita que a atual concentração dos planos de previdência aberta, que alocam 97% das reservas em renda fixa, continuará sem mudanças. “Estamos promovendo um processo educativo com os investidores que aponta para a necessidade de maior diversificação”, diz o vice-presidente da Sulamérica.