13-01-2016 – 11:40:22
A Cubico Sustainable Investments, empresa formada pelo banco Santander em parceria com dois fundos de pensão canadenses (Professores de Ontário e Servidores Públicos do Canadá), anunciou o investimento de R$ 2 bilhões em parques eólicos brasileiros. A empresa abriu um escritório em São Paulo para avaliar as oportunidades de investimento no país e adquiriu os parques da Casa dos Ventos.
Segundo comunicado da Cubico, a aquisição inclui a usina Caetés, com 182 megawatts, localizada no estado de Pernambuco, e a usina Ventos do Araripe I, com 210 megawatts, localizada no Piauí. Com a transação, a Cubico adiciona 392 megawatts a seu portfólio brasileiro, que já possui 223 megawatts transferidos do antigo portfólio de ativos de energia renovável do Santander.
A Cubico foi lançada em maio do ano passado com o foco em gestão de investimentos em energia renovável e ativos de infraestrutura de água. Baseada em Londres, a empresa terá, além do escritório em São Paulo, um em Milão e outro no distrito federal do México. O próximo passo da empresa será explorar oportunidades de investimento no Peru, na Colômbia, no Uruguai, no Panamá e na Costa Rica.