30-06-2015 – 14:15:28
Encabeçados pelo instituto de previdência de Osasco, os regimes próprios do Estado de São Paulo criaram o Fórum Paulista dos RPPS, que teve seu primeiro encontro no último dia 26.
O evento contou com a presença de representantes de 60 institutos e do diretor do departamento de regimes próprios do ministério, Narlon Guitierre. Segundo Francisco Luz, presidente do IPMO, instituto de Osasco, este primeiro encontro teve como objetivo esclarecer a nova Portaria 185, que trata da certificação para regimes próprios.
“Essa é a função do Fórum, discutir de imediato e com profundidade os nossos problemas e desafios. Teremos para o segundo semestre uma programação intensiva com uma pauta que definiremos a partir de julho”, afirma Luz.
Apeprem – No segundo semestre deste ano, ocorrerá eleição de nova diretoria da Associação Paulista de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Apeprem). Luz, que era cogitado como um possível candidato da oposição à presidência, informou que não pretende concorrer e nem apoiar eventuais chapas.
A Apeprem trocou de presidente, com a destituição de Alexander Mognon no final do ano passado. Ele havia deixado o RPPS de Marília e não possuía mais vínculo com o setor, por isso, não poderia continuar à frente da associação. Quem assumiu a presidência foi a vice, Guiomar Pazian, presidente do regime próprio de Birigui. Ela também disse à Investidor Institucional que não tem intenção de participar da chapa da situação para a próxima eleição.
Durante o Fórum Paulista dos RPPS, os institutos discutiram se deveriam pedir desfiliação em massa da Apeprem. “Decidimos não deixar a associação, visto que a entidade cumpre uma função ainda importante, embora limitada”, diz Luz.