Prêmio de risco de bonds da Petrobras ficou exagerado, diz Stuhlb...

09-11-2015  –  14:57:51

 

O fundo multimercado Verde, do gestor Luis Stuhlberger, teve desempenho positivo no mês de outubro, com ganhos oriundos de posições em juro real que se beneficiaram da queda das taxas no período. A queda dos spreads de crédito da Petrobras no mês passado, diz o relatório de gestão do fundo, foi variável-chave na melhora do sentimento em relação ao Brasil. 

“Ao longo de agosto e setembro montamos posição comprada nos bonds da empresa, pois acreditávamos se tratar de uma situação de prêmio de risco exagerado”, escreveu o gestor do Verde. Apesar da constatação, Stuhlberger ressalta que a Petrobas segue inspirando preocupação, principalmente por conta da excessiva alavancagem em balanço. “As saídas para tal problema não são simples nem fáceis, e nos parece que não há a devida urgência para buscar as soluções”. Ainda de acordo com o relatório de gestão do Verde, a acomodação dos preços dos ativos brasileiros em outubro foi favorecida pela redução da volatilidade política e também pelo excesso de pessimismo. No entanto, o especialista lembra que o movimento ocorreu em um contexto global favorável, no qual o mercado global de ações apresentou sua melhor performance mensal em três anos.

A valorização verificada no mercado de renda variável, segue o documento, decorre de certa estabilização do crescimento global diante dos mais recentes dados econômicos, notadamente no setor industrial, que tem sofrido “demasiado recentemente”, em função da queda de investimentos nos países emergentes e no setor de petróleo. “Ainda assim, aproveitamos o rally para reduzir marginalmente nossas alocações em bolsa tanto no Brasil quanto no mundo”. Outra fonte de ganho para o Verde no mês passado foi com suas posições vendidas em euro, que “se beneficiou do renovado ativismo do Banco Central Europeu”. Por outro lado, posições do fundo em cupom cambial devolveram os ganhos acumulados em setembro.

Em outubro, o Verde teve valorização de 1,58%, contra 1,11% do CDI. No acumulado do ano, o fundo gerido por Stuhlberger sobe 24,27%, ante 10,76% do CDI no período. O fundo Verde foi iniciado em janeiro de 1997, e tem um retorno anualizado de 28,90%, frente a 15,78% do CDI.