17-06-2015 – 16:35:20
O prazo do fundo Fator Sinergia IV, que tinha previsão de encerramento em 6 de junho de 2015, foi prorrogado por mais um ano, em decisão tomada em assembleia realizada no final de maio passado. A decisão de prorrogação foi tomada por cerca de 86% dos cotistas do fundo e teve 14% de desaprovação. O fundo tem atualmente R$ 496,05 milhões de ativos sob gestão, sendo a maioria dos cotistas composta por fundos de pensão. O prazo original para o fundo era de sete anos e meio e agora passa a contar com mais 12 meses.
O fundo vem apresentando rentabilidade negativa nos períodos de 12 meses e 24 meses. Em 12 meses o fundo rendeu -16,61% negativos. Em 24 meses, a perda foi de -31,56%. Diante dos resultados dos últimos dois anos, a FAR (Fator Administração de Recursos) convocou a assembleia para propor e votar pela adiamento do encerramento do fundo, com o objetivo de obter uma recuperação em seu desempenho.
Apesar da aprovação com ampla maioria, alguns cotistas, como o Economus e a Fundação Ceres, votaram contra a prorrogação e fizeram algumas reivindicações. Representantes dos fundos de pensão fizeram propostas de revisão das taxas de administração e performance. Os gestores da FAR se comprometeram em analisar as propostas. O gestor também comunicou que os ativos líquidos de renda fixa do fundo, avaliados em R$ 185 milhões, seriam amortizados no prazo original.
Mais informações na edição 272, de julho, da Revista Investidor Institucional