19-01-2017 – 12:45:15
A Petros divulgou a política de investimentos dos próximos cinco anos, e entre as principais mudanças está o aumento do limite das alocações em renda fixa no Plano Petros- (PP-2) de contribuição variável, bem como o investimento alvo em renda variável, que praticamente dobrou em relação ao que estava alocado em 2016. Atualmente, o plano possui 8% dos investimentos em renda variável. Com a revisão da política, a meta é chegar a 15%, sendo que o percentual máximo para esse tipo de investimento é de 20%.
De acordo com a fundação. as mudanças se devem ao fato de que o PP-2 é um plano mais novo, sem um volume expressivo de pagamento de benefícios, o que permite maior tomada de risco. O plano também aumentou consideravelmente o percentual dos limites mínimos e máximo em renda fixa, que saltaram de 20% para 60% e de 90% para 100%, respectivamente. Além disso, os investimentos no exterior, que até então não estão na carteira do plano, têm agora um investimento alvo de 1%, podendo chegar ao máximo de 2%.
Já o Plano Petros do Sistema Petrobras (PPSP), de benefício definido, reduziu a exposição em renda variável, que até o ano passado concentrava 36% da carteira, para um investimento alvo de 20%, podendo chegar no máximo a 35%. O plano também entrará em processo de desinvestimento da carteira de participações, e os recursos serão utilizados para aquisição de títulos públicos. Renda fixa possui um alvo de 71% na nova política de investimento da Petros para o plano BD, sendo que em agosto de 2016 concentrava apenas 45% da carteira.
Tanto para o plano BD quanto para o CV, a estratégia para investimentos estruturados será a mesma: zerar novos aportes. O limite máximo permitido para alocação neste segmento foi reduzido à metade de 10% para 7% no PPSP e de 8% para 4% no PP-2. No segmento de crédito privado, também houve redução do limite máximo para alocação, de 11% para 6% no PPSP e para 8% no PP-2. Novos investimentos nessa carteira somente serão feitos por meio de debêntures com processo de oferta pública e com rating mínimo de AA-.