15-05-2015 – 18:58:58
O economista Paulo Gala assumiu a gestão dos fundos líquidos da FAR – Fator Administração de Recursos no lugar de Marcos Paolozzi, que deixou a asset em março. Gala vinha desempenhando a função de estrategista do grupo Fator e agora foi deslocado para comandar a área de gestão de fundos de renda fixa, multimercados e ações. Gala passa a responder para Fábio Moser, que é o diretor executivo da FAR.
No caso dos fundos de ações, o economista fica responsável apenas pelos fundos líquidos de renda variável da asset, o Prisma e o Dividendos. Os fundos da família Sinergia, a mais importante da asset em termos de volume de recursos, não ficam sob a responsabilidade de Gala, o mesmo acontece com os fundos imobiliários e private equity. O economista, porém, continua com a função de estrategista para todo o grupo Fator, inclusive com a elaboração de análises e relatórios para embasar a gestão dos produtos imobiliários, participações e fundos da família Sinergia.
No segmento de multimercados, a FAR mantém atualmente dois fundos, o Absoluto e o Sigma. Este último é o carro-chefe para os investidores fundos de pensão entre os fundos líquidos da asset. Na renda fixa, a FAR realiza a gestão de fundos exclusivos para cerca de 15 fundações. “Temos diversos mandatos de fundos exclusivos para fundos de pensão, desde mais ativos até mais passivos, carteiras ALM e gestão compartilhada. Temos percebido alguma demanda pela gestão mais ativa na renda fixa por parte das fundações”, diz o economista.
Gala é graduado pela Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EESP), onde é professor desde 2002. Ele foi pesquisador visitante nas Universidades de Columbia (Nova York) e Cambridge (Reino Unido) em 2004 e 2005.
Reestruturação
O grupo Fator está em um longo processo de reestruturação com o objetivo de se adaptar ao novo momento do mercado financeiro. A mais importante mudança no comando do grupo foi a saída de Venílton Tadini da presidência do banco, sendo substituído por Marco Bologna, no final de março passado.
A própria mudança de Paulo Gala para a FAR também faz parte do processo de reestruturação. Gala saiu formalmente do cargo de estrategista na corretora do grupo. Em seu lugar ficou Daniel Utsch, que está no Fator desde outubro de 2012.
A área comercial da FAR também tem passado por uma série de mudanças. A mais recente foi a saída de Lara Maris Zarpellão, que deixou a asset do Fator e assumiu um posto na Lacan Investimentos, também em março passado.
(Leia mais na edição número 271 de junho de 2015 da Revista Investidor Institucional)