18-08-2015 – 12:56:24
O Pátria Investimentos aumentou sua participação acionária na construtora Gafisa. Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Gafisa informou que o Pátria, por meio dos fundos de investimento sob sua gestão discricionária, passou a ser o titular de 21.171.700 ações ordinárias de sua emissão, e atingiu “participação relevante” de 5,59% do total do capital social da companhia. As companhias de capital aberto são obrigadas a informar para a autarquia transações financeiras que envolvam “participação relevante” de seu capital social.
No documento, o Pátria esclarece que o objetivo da aquisição é estritamente de investimento, e não tem a intenção de alterar o controle acionário ou a estrutura administrativa da Gafisa. A gestora informa ainda que não detém debêntures conversíveis em ações emitidas pela construtora, e que não celebrou qualquer acordo que regule o exercício do direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários emitidos pela empresa.
Há cerca de dois anos, a Gafisa vendeu para o Pátria e para a Blackstone por cerca de R$ 1,4 bilhão, que correspondia a 70% de sua subsidiária Alphaville Urbanismo, unidade de loteamento urbano de alto padrão da construtora. A Gafisa manteve os 30% da subsidiária, que seguiu como sua afiliada após a transação.
Benchmark – Na primeira prévia da carteira teórica do Ibovespa, divulgada pela bolsa no início de agosto, e que vai vigorar de setembro a dezembro de 2015, o papel da Gafisa deixou o índice, juntamente com os papéis do Santander e da Marcopolo. O papel da companhia, que no acumulado de 2015 registra alta próxima de 3%, cai quase 11% se considerado somente o mês de agosto.