09-12-2016 – 17:30:50
Encerra nesta sexta-feira, 9 de dezembro, o prazo para que os funcionários do Banco do Brasil que possuem entre 15 e 30 anos completos de tempo de trabalho na instituição, façam adesão ao Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada. Até 18 mil pessoas já reúnem condições para se aposentar, de acordo com o banco, mas a estimativa é que 8 mil pessoas façam adesão ao plano. Com isso, o fundo de pensão dos funcionários do BB, a Previ, deve ter um crescimento de cerca de 10% na folha de pagamentos de benefícios, além do que já cresce normalmente.
Atualmente, a Previ paga cerca de R$ 800 milhões ao mês em benefícios no Plano 1, da modalidade de benefício definido (BD). “Temos perspectiva de chegar a R$ 1 bilhão em pagamento por mês”, diz o diretor de planejamento da fundação, José Carlos Reis da Silva. Para isso, o fundo de pensão vem revendo suas estratégias de investimento, com o objetivo de ganhar mais liquidez. “Precisamos de bastante liquidez no plano BD, pois é um plano maduro. Vamos levar o plano mais para renda fixa para garantir o pagamento de benefícios”, salienta.
Leia matéria completa sobre políticas de investimento das fundações na edição nº 288, de Dez/Jan, da Revista Investidor Institucional.