OABPrev-SP diversifica investimentos com nove novos gestores

12-08-2015  –  17:02:57

 

A OABPrev-SP selecionou dez gestores para gerirem seu patrimônio que hoje chega perto de R$ 400 milhões. São eles Vinci Partners, BTG Pactual, Brasil Plural, BNP Paribas, Santander, Credit Suisse Hedging-Griffo, Mongeral Aegon, Sulamérica e J. Safra. A Icatu Vanguarda, que até então era gestora exclusiva do fundo de pensão, fica com 30% do patrimônio da entidade.

De acordo com presidente do fundo de pensão, Luís Ricardo Martins Marcondes, diz que com o fim do contrato de exclusividade com a Ictau, vencido no final de 2014, e com a maior escala do fundo de pensão em termos de patrimônio, a diretoria e o conselho deliberativo concordaram que era o momento de diversificar a gestão. “Até pelo valor do patrimônio que a entidade alcançou, entendemos que era o momento de diversificar e buscar maior rentabilidade dentro das especialidades que cada gestor tem.”, diz Marcondes.

Para selecionar os gestores, em um processo que durou três meses, a OABPrev-SP contou com a consultoria da Aditus. “O processo de seleção de gestores visou elencar as especialidades e credibilidade de mercado, transparência, conhecimento no mercado e alto desempenho”, salienta Marcondes.

O executivo diz que a partir de agora o trabalho será monitorar, nos próximos 12 meses, o desempenho de cada gestor, para depois pensar em uma possível ampliação de fundos. A OABPrev-SP aplica 80% do patrimônio em renda fixa, 12% em renda variável e cerca de 8% em multimercado estruturado. “Vamos começar processo de avaliação. Não podemos pensar no curto prazo, temos que dar um tempo para eles trabalharem e no final de 12 meses pelo menos, vamos reavaliar a carteira”.

Novas adesões – Marcondes diz que apenas no mês de julho, ao fundo de pensão registrou 600 novas adesões a seu plano. “Fizemos um trabalho de aproximação com instituidores, tivemos um encontro em junho em que convidamos todos os instituidores, inclusive de outros estados. Foi assumido esse compromisso de ficar mais próximo, e isso já vem dando resultado”, salienta.