04-02-2015 – 13:20:24
Com o objetivo de diversificar a carteira, a OABPrev-SP aprovou em sua política de investimentos para 2015 novos segmentos para aplicação: estruturados e exterior. De acordo com o diretor financeiro do fundo, Marco Antonio Cavezzale, o limite estabelecido para estruturados será de 6% do patrimônio, hoje em R$ 350 milhões, e 1% para exterior. “Em função dessa turbulência do mercado, pretendemos investir 6% do patrimônio em estruturados e vamos pensar em investimento no exterior. Queremos diversificar a carteira em busca de novos mercados”, explica Cavezzale. O executivo diz que o fundo de pensão está desenvolvendo estudos para começar os investimentos no primeiro trimestre. “É uma alternativa em busca de rentabilidade, para agregar no futuro sem abrir mão da segurança”.
Já em bolsa doméstica, a exposição do fundo de pensão foi reduzida. Cavezzale explica que no ano passado o fundo de pensão possuía uma meta de alocação de até 15% do patrimônio em bolsa, mas que ficou abaixo disso por conta da volatilidade do mercado. Esse ano, a meta foi reduzida para 10%. “A nova equipe econômica do governo foi bem recebida pelo mercado financeiro. As medidas estão sendo efetivadas e esperamos resultados para os próximos meses. Isso pode tranquilizar a bolsa, mas vamos ficar abaixo de 10% nesse segmento”.
Em renda fixa, o fundo de pensão fica mais ancorado em CDI, com 80% do patrimônio nesse investimento, 5% em inflação de longo prazo e 5% em inflação de curto prazo. “Nosso resultado de 2014, com rentabilidade de 9,91%, é atribuído à nossa abaixa exposição em bolsa, redução da inflação longa e o aumento a nossa participação em títulos de inflação curta. Isso que nos deu estabilidade. Quando tivemos condição de implantar os novos investimentos (estruturados e exterior), vamos reduzir em CDI”, explica Cavezzale.