Multimercados macro voltam a ganhar do CDI em 2015

16-03-2015  –  18:32:01

 

Depois de enfrentar dificuldades em 2014, a categoria de fundos multimercados macro, com mandatos multi-estratégia, estão se recuperando neste primeiro trimestre do ano. Ainda não há dados fechados da indústria de fundos, mas consultores e assets mostram que vários desses fundos estão bem acima do CDI, diferentemente do que ocorreu no ano passado, quando a maior dos produtos ficou abaixo do índice.

Segundo estimativa do consultor Leonardo Bortolotto, da Aditus, os fundos da categoria macro estão rodando com retorno médio de 140% do CDI de janeiro até meados de março. “A maior parte dos fundos aproveitou o movimento do câmbio, pois estavam comprados em dólar contra o real ou contra outras moedas”, diz o consultor. Os gestores aproveitaram também as oportunidades com as oscilações dos juros e da inflação.

Também ajudou que a maioria dos gestores ficou com baixa exposição à renda variável. Com o fraco resultado da bolsa doméstica no início do ano, a baixa concentração em ações foi um fator que ajudou a garantir melhor resultado aos multimercados macro. Bortoloto cita alguns exemplos de fundos com bons desempenhos, entre 7% e 10% de retorno, no primeiro trimestre de 2015: SPX Nimitz, Safra Galileo, Hedging Griffo Verde, além de fundos da Kondor, Ibiúna, entre outros.

Galileo

O fundo Safra Galileo é um exemplo de produto que tem alcançado alto retorno no início de 2015. Nos meses de janeiro e fevereiro registrou 9,69% de rendimento nominal contra 1,75% do CDI no período – com isso, chegou a 24,02% da retorno nominal em doze meses. A rentabilidade entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2015 corresponde a 207,31% do CDI. Em 2014, o fundo teve retorno de 14,84% contra 10,81% do CDI.

Diferente do que foi noticiado na matéria “Mudanças no fundo de pensão da Nestlé”, da edição 267 (fevereiro de 2015) da Investidor Institucional, o fundo Safra Galileo continua aberto para investidores individuais. O produto também continua captando recursos junto aos institucionais, inclusive de fundos de pensão. Um dos fundos que aplicou recentemente no Galileo foi a Funepp – fundo de pensão da Nestlé, conforme descrito na matéria.