19-03-2015 – 14:21:36
A Moody`s colocou em revisão, para possível rebaixamento, o rating Baa1 da Itaú Vida e Previdência e da Itaú Seguros. O anúncio segue a revisão da agência para possível rebaixamento dos ratings dos depósitos em moeda local e das dívidas do controlador, Itaú Unibanco.
As mudanças decorrem de alterações na metodologia de avaliação da Moody’s, que afetaram 1.021 das 1.934 instituições financeiras com ratings avaliados pela agência. “Nossa abordagem no rating dos bancos não mudou dramaticamente, mas introduzimos algumas ferramentas para aprimorar nossas análises, que resultaram nessas revisões”, diz Greg Bauer, diretor da Moody`s para bancos globais.
As novas ferramentas devem ajudar a agência a prever com maior precisão possíveis falências bancárias, e determinar o tratamento que cada tipo de credor irá receber quando um banco quebra. As mudanças, diz a agência, refletem aprimoramentos que a Moody’s buscou em seu sistema por conta da crise e das mudanças decorrentes dela no setor bancário e na regulação. As principais mudanças na metodologia incluem uma avaliação de crédito mais acurada das instituições, e uma projeção de como será a atuação das autoridades reguladoras na região.
Entre os fatores que podem levar a um rebaixamento do ratings das subsidiárias do Itaú, a agência cita um rebaixamento do rating do Brasil, ou uma deterioração nas condições do mercado segurador brasileiro.