04-07-2016 – 11:40:56
Os analistas do mercado financeiro estão prevendo o dólar mais desvalorizado em 2016 e inflação menor no próximo ano, mostra o levantamento do Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 4 de julho. A mediana das projeções para o dólar no final deste ano saiu de R$ 3,60 da semana anterior para R$ 3,46 no atual levantamento.
Com a divisa americana mais depreciada, o mercado começa a projetar uma ligeira desaceleração da inflação para o final do ano, com aumento da queda dos preços em 2017. A mediana para o IPCA no final de 2016 saiu de 7,29% da semana anterior para 7,27%. Apesar da queda pequena, os números mostram a reversão da tendência de alta que vinha se confirmando ao longo das últimas seis semanas.
O impacto maior sobre a inflação, porém, deve ficar para o final do ano que vem, quando os analistas projetam uma mediana de 5,43%, ante 5,50% – projeção que estava estacionada há seis semanas. O último relatório do Banco Central e os recentes pronunciamentos do presidente da instituição Ilan Goldfajn contribuíram para o arrefecimento das projeções inflacionárias. O presidente do Banco Central tem reafirmado a importância de retomar o ritmo de convergência da inflação para o centro da meta em 2017 e 2018.
As orientações da autoridade monetária também fizeram com que o mercado adiasse a retomada do ciclo de corte dos juros básicos. Se antes os analistas previam o início da queda da taxa Selic a partir de julho ou agosto, agora a maioria está projetando para outubro ou novembro.