Marcos Peixoto assume temporariamente cargo de CEO da XP Gestão

02-12-2015  –  16:17:27

 

A XP Gestão está passando por algumas mudanças. Recentemente a asset decidiu mudar a sede, que ficava no Rio de Janeiro, para São Paulo, onde terá uma sinergia maior com a presença dos gestores junto ao restante do grupo XP, que já ficava na capital paulista. Com a mudança geográfica, o CEO da XP Gestão, Patrick O’Grady, por motivos pessoais, deciciu não permanecer na gestora. Em seu lugar assumiu temporariamente Marcos Peixoto, que é o responsável pelos fundos de renda variável da XP Gestão junto com João Luiz Braga. A asset ainda avalia se vai trazer algum executivo de fora para substituir O`Grady em definitivo, ou se promoverá algum membro da equipe interna.

Peixoto está na XP desde 2013, vindo da Itaú Asset, onde era o responsável pela gestão de renda variável dos multimercados. O executivo iniciou a carreira no back office do Banco BBM, onde também atuou como analista de ações da Tesouraria. O’Grady, antes da XP, foi sócio da área de renda variável do BTG Pactual Asset, e da Pollux Capital. A mudança da equipe para São Paulo, composta por cerca de 40 pessoas, dos quais 20 gestores, deve acontencer entre fevereiro e março do ano que vem. A integração entre as equipes do Rio e de São Paulo vai incluir também as áreas comerciais voltadas para os institucionais

Além da mudança de sede, a XP Gestão também está em um processo de redução dos fundos que oferece em sua grade de produtos. O objetivo é focar nos veículos de maior patrimônio, mais conhecidos, para que tanto o gestor como a área comercial possam dar uma atenção mais direcionada para aqueles produtos que tenham mais apelo junto aos investidores. “A gente entendeu que consegue dar um foco maior nos produtos que são os carros chefes quando tem uma grade menor”, diz Ilana Bobrow, sócia da gestora.  Como para os institucionais a asset já não oferecia fundos de baixo patrimônio ou com estratégias setoriais específicas, a grade não deve ter alterações significativas, acrescenta a executiva.

Parceria – No segmento de corretagem, a XP anunciou uma parceria com a UM Investimentos para que os clientes de ambas as casas passem a operar em uma única plataforma. “Juntas, as corretoras se complementarão, uma vez que as sinergias e os benefícios de operarem em uma só plataforma são enormes”, diz o comunicado no site da UM. Para a nova estrutura será constituído um comitê de gestão representado por diretores da UM e executivos da XP, que será responsável por conduzir o processo de migração e relacionamento com os clientes. A UM esclareceu ainda que o relacionamento de seus clientes continuará sendo feito pelos mesmos assessores que os atendem atualmente dentro da nova estrutura. Em 120 dias todas as operações passarão a ser executadas através da plataforma XP. “A UM Investimentos seguirá sua trajetória de sucesso no mercado de capitais concentrando seus esforços em atender sua clientela institucional”, informa o comunicado.