Manutenção da Selic em 14,25% é positiva para não agravar queda n...

02-09-2015  –  23:34:43

 

Duas das principais federações empresariais do país analisaram a decisão de manutenção da Selic em 14,25%, tomada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na noite desta quarta-feira, 2 de setembro, como positivas para evitar o aumento da desaceleração econômica. Para a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) a decisão do Copom “evitará aprofundamento adicional da queda do PIB”, disse em nota.

Apesar disso, a federação do Rio de Janeiro entende que apenas a freada no aumento da Selic não é suficiente para sustentar as perspectivas de retomada do crescimento. “A parada do processo de alta da Selic precisa ser complementada por sinais mais claros de protagonismo no enfrentamento do desequilíbrio fiscal deste e dos próximos anos”, diz a nota da Firjan.

Já a Fecomercio-SP avaliou a decisão do Copom como prudente, tendo prevalecido o bom senso na decisão de manutenção da Selic. “Afinal diante de uma queda cada vez mais acentuada da atividade econômica e do aumento acelerado do desemprego, novas altas da taxa Selic tendem apenas a agravar ainda mais o cenário econômico, encarecendo o crédito para consumidores e empresas, aumentando o custo da dívida pública e, consequentemente, o esforço fiscal para estabilizá-la”, disse a Fecomercio-SP em nota.