26-09-2016 – 18:02:14
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, sancionou a lei que altera o percentual máximo da taxa de administração ao fundo previdenciário do município. O limite da taxa foi reduzido de 7,14% para 2,5%. O objetivo é gerar uma economia ao fundo que, em março, assumiu o pagamento de pensão e de benefícios a aposentados por invalidez de participantes do fundo financeiro do município.
De acordo com o superintendente da Caixa de Assistência, Aposentadorias e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml), Denilson Novaes, a mudança reduzirá em cerca de R$ 3 milhões ao ano os gastos do fundo previdenciário com as taxas. “O município transfere as contribuições ao fundo previdenciário já com o desconto das taxas. Com essa redução, o desconto será menor e o fundo terá mais dinheiro para pagar as contribuições”, explica.
Novaes diz ainda que outras medidas estão sendo adotadas para garantir maior solvência ao fundo previdenciário. “Já criamos a contribuição patronal sobre os inativos ao fundo previdenciário e queremos aprovar a cobrança de uma alíquota adicional aos professores. Considerando que eles têm um tempo menor de contribuição, a ideia é aumentar de 17% para 22% a contribuição do município sobre esse esses servidores”, diz Denilson Novaes. O superintendente diz ainda que deve ser aprovada a transferência de um imóvel do município no valor R$ 12 milhões ao fundo previdenciário.