24-01-2018 – 14:11:12
A gestora Kapitalo Investimentos lançou em novembro do ano passado dois novos fundos, o multimercado Alpha Global, com exposição a ativos internacionais que faz o hedge do câmbio, e o Tarkus, fundo dedicado às ações negociadas na Bovespa. Além disso, no dia 15 de janeiro a asset também reabriu para captação seu fundo Kappa, que soma PL de R$ 2,6 bilhões e deve permanecer disponível para novos aportes dos investidores pelos próximos três meses.
Rodrigo Cavenaghi, sócio responsável pelas áreas de controle, compliance e riscos de mercado da Kapitalo, explica que os fundos já existentes na grade da gestora, Kappa e Zeta, contam com dez mesas de operações que focam em diferentes riscos e classes de ativos. “O Alpha é formado pelas quatro mesas focadas em ativos internacionais, enquanto do Tarkus fazem parte as três mesas voltadas para as ações da Bovespa”, explica o executivo.
Compõem o fundo Alpha as mesas de commodities, de estratégias macroeconômicas, e de juros e moedas de países desenvolvidos e emergentes. Já o Tarkus tem a liberdade para adotar posições compradas em bolsa que podem variar de 70% a 130%. Nenhum dos dois fundos recentemente lançados está adaptado à Resolução 3.792 ou 3.922, e portanto não estão disponíveis, ao menos no momento, para fundos de pensão e RPPS. O foco deles é principalmente o público private, como investidores de familys offices.
Cavenaghi diz que o lançamento dos dois novos fundos se deve à evolução da própria Kapitalo, que hoje com dez mesas de operações já tem robustez suficiente para destacar algumas delas para veículos segmentados. Sobre a reabertura do Kapa, o sócio da Kapitalo não abre o quanto o fundo deve poder receber em novos recursos. Segundo ele, a reabertura decorre da adição recente da mesa de commodities à equipe da gestora, e também à mudança no perfil dos investimentos, agora mais líquidos.