02-03-2015 – 18:06:11
Após já terem liderado as indicações para fevereiro, as ações preferenciais do Itaú Unibanco (ITUB4) voltaram a ser as mais recomendadas para o mês de março. De oito casas – BB Investimentos, Bradesco BBI, BTG Pactual, Citi, Votorantim Corretora, Spinelli, UM Investimentos e Planner – seis colocaram as ações do banco em suas carteiras para o mês corrente. Em 2015, os papéis apresentam valorização superior aos 7%, enquanto o Ibovespa sobe 2%.
“O Itaú tem registrado lucros crescentes, devido ao rígido controle de custos e despesas, refletindo o crescimento de suas operações, notadamente cartões e seguros, com boa evolução da margem financeira e dos ganhos com tesouraria”, escreve a equipe de análise da Planner. No inicio de fevereiro, o Itaú reportou um crescimento de quase 30% de seu lucro em 2014, para R$ 20,2 bilhões.
Os especialistas da Planner lembram ainda que a provisão para devedores duvidosos (PDD) do Itaú está contida, e com viés de baixa, reflexo da queda da inadimplência, que contribui para o incremento do resultado bruto de intermediação. “É o banco com maior retorno dentre seus concorrentes diretos”.
Também repetindo o já ocorrido em fevereiro (e talvez um indicativo das poucas oportunidades que a bolsa brasileira oferece no momento), os papéis da Suzano, com cinco recomendações, foram novamente o segundo papel mais indicado pelas corretoras e bancos para março – os ativos apresentam incremento de 10,5% no acumulado do ano.
“O processo de desalavancagem, a operação da nova fábrica no Maranhão, seu mix de vendas mais diversificado, sua entrada no mercado de ‘fluffs’, o maior preço da celulose e a exposição ao câmbio, devem continuar incrementando seu resultado ”, escreve a equipe da Spinelli.
Tiveram quatro recomendações cada para março as ações da BB Seguridade (alta de 4% em 2015) e da Brasil Foods (alta de 1,4%).