03-10-2013 – 17:25:47
A consultoria atuarial Rodarte Nogueira estará encaminhando amanhã, dia 4 de outubro, pedido à Previc para criação de um plano de previdência para a comunidade evangélica, na modalidade instituida. A comunidade evangélica conta com 46 milhões de pessoas no Brasil. Segundo cálculos preliminares de João Rodarte, sócio da consultoria, o plano deve conseguir uma adesão de 170 mil pessoas em 6 anos, com patrimônio de R$ 1 bilhão no 6º ano.
O instituidor do plano será a Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e Exterior – OMEBE, que congrega pastores, obreiros e fiéis das igrejas evangélicas. O plano será na modalidade Contribuição Definida (CD) e ainda não está fechado o nome da instituição financeira que será responsável pelo recebimento dos aportes. De acordo com Rodarte, a taxa de carregamento do plano será zero e o custo administrativo será 1%.
Além das contribuições do participante, também haverá contribuições do instituidor para pastores e obreiros, e será feita ampla campanha junto aos participantes para portarem seus planos de previdência aberta para o novo fundo de pensão. Além disso, a nova fundação pretende fazer um trabalho de convencimento no sentido de agregar os depósitos do Fundo de Serviço Ministerial, uma espécie de FGTS dos pastores das igrejas evangélicas, ao seu patrimônio. Esses recursos são aplicados hoje em caderneta de poupança.
“Temos canais de comunicação muito eficientes dentro das igrejas evangélicas”, diz Rodarte. Além da comunicação direta nas igrejas, também temos rádios e TVs, e esses canais serão usados para promover o crescimento do fundo”. O nome do fundo de pensão das igrejas evangélicas será Fundação BemPrev.