03-02-2016 – 16:14:45
Pesquisa da BlackRock realizada com mais de 170 clientes institucionais ao redor do mundo, que somam US$ 6,6 trilhões em ativos sob gestão, mostra que em 2016 esses investidores pretendem aumentar as alocações em ativos ilíquidos. Mais da metade quer ampliar os investimentos em crédito privado e em ativos da economia real, enquanto 47% pretendem alocar mais no setor imobiliário e 39% em private equity.
Em contrapartida, os investimentos em ações têm sido reduzidos globalmente, com apenas 18% dos entrevistados pretendendo aumentar essas alocações e 33% planejando reduzi-las. O movimento tem maior tendência nos Estados Unidos e no Canadá, de acordo com o levantamento. Já em renda fixa, alguns investidores estão reduzindo modestamente a exposição em suas carteiras, com 24% pretendendo ampliar as alocações no segmento este ano.
“A volatilidade recente do mercado está direcionando a uma reprecificação de ativos a nível mundial. O efeito cascata de eventos recentes está levando os investidores a gerir ativamente o risco e buscar fontes alternativas de retornos”, comentou o diretor sênior de gestão e chefe global da área de clientes institucionais da BlackRock, Mark McCombe, no estudo. A pesquisa destaca que a tendência é que investidores passem a optar pela gestão ativa de suas carteiras este ano.