ICSS certifica mais de mil profissionais em 2016

17-11-2016 – 14:08:41

 

Entre janeiro e outubro deste ano, o Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS certificou 1.120 profissionais do mercado. O acumulado total de certificados do instituto chega a 5.180, de acordo com a Abrapp. A recertificação também vem crescendo, com 375 profissionais recertificados nos 10 primeiros meses de 2016, totalizando 1.498 desde que o processo teve início, em 2013.

O processo de certificação se tornou obrigatório para dirigentes e conselheiros de fundos de pensão em abril de 2015, quando o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) publicou a Resolução nº 19, que estabeleceu o que profissionais de fundos de pensão nos cargos de diretoria executiva, conselho deliberativo e conselho fiscal, bem como comitês de assessoramento que atuem na avaliação e aprovação de investimentos, obtenham a certificação para o exercício da função.

Este ano, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou uma instrução que dispõe dos trâmites técnicos para certificação e habilitação dos dirigentes de fundos de pensão. A instrução determina que a certificação é feita por entidades certificadoras, a qualificação por meio de eventos e seminários disponíveis no mercado, e a habilitação pela própria Previc. A autarquia também selecionou, além do ICSS, Anbima, Apimec e IBGC com o as entidades certificadoras responsáveis pela certificação de dirigentes de fundos de pensão.