Grupo de RPPS discute alternativas contra déficit previdenciário

20-09-2013 – 12:31:45

 

Um grupo de trabalho para obtenção de novas receitas seu reuniu nesta semana em Aracaju (SE) para discutir alternativas para o agravamento do déficit previdenciário, que já ameaça as finanças públicas. O encontro, entre os últimos dias 17 e 18 de setembro, teve representantes de RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social) de Sergipe e de outros sete estados e buscou alternativas para o amortecimento do déficit financeiro e a atuarial a partir da aquisição de recursos internacionais ou outras fontes. As propostas serão apresentadas na VIII Reunião Extraordinária do Conaprev (Conselho Nacional de Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social), nos dias 3 e 4 de outubro em Gramado (RS).

“A nossa finalidade é elaborar um conjunto de propostas que visem buscar junto aos organismos internacionais financiamento, assim como também criar novas receitas, através de ferramentas como, por exemplo, a criação de uma Loteria Federal, a fim de alavancar recursos que sejam dirigidos especificamente para a liquidação do Déficit Financeiro e Atuarial”, disse o diretor presidente do Sergipe Previdência, Augusto Fábio.

Além do representante do Sergipe Previdência, estiveream presentes à reunião o subsecretário de Desenvolvimento Energético do Estado de Sergipe, José de Oliveira Júnior, a secretária adjunta da Seplag-SE (Secretaria Estadual de Planejamento), Lucivanda Rodrigues, o Subsecretário de Administração e Logística da Seplag-SE, Walter Pereira, o coordenador do Grupo de Trabalho e assessor previdenciário do IPE/RS, Alex Trindade; o 2º vice presidente do Conaprev e Diretor Presidente do Acreprevidência, José de Anchieta, Arlindo Luiz Júnior, da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, a superintendente de Previdência da Secretaria de Administração do Estado da Bahia, Daniela Souza Gomes, Cesar Ferreira (PR), representante do Grupo de Execução Financeira do Consefaz, e o diretor de Investimentos do Aracajuprevidência, Marco Aurélio Dias.

O Grupo de Trabalho de Obtenção de Novas Receitas foi formado durante a 46ª Reunião Ordinária do Conaprev, em agosto deste ano, a pedido do Sergipe Previdência. Neste ano, o déficit financeiro da entidade ultrapassa a casa dos R$ 600 milhões e o déficit atuarial supera os R$ 63 bilhões, impedindo o governo de investir em diversas áreas.