05-06-2015 – 16:41:48
O governo da província de Ontário, no Canadá, prepara a criação de uma empresa de asset management voltada para a gestão de recursos de pequenos e médios fundos de pensão, além de endowments de universidades da região. A empresa vai disputar a gestão de US$ 83 bilhões de recursos dos institucionais da província, que atualmente recorrem a gestores privados de mercado.
Para isso, o governo da província encaminhou um projeto de lei que deve ser aprovado na assembleia estadual nas próximas semanas. O projeto deve autorizar a criação da Investment Managment Co. de Ontário. Atualmente há cerca de 70 fundos de pensão e endowments da província de Ontário que formarão o público-alvo da nova empresa. A contratação dos serviços de gestão, porém, não serão obrigatórios para os fundos de pensão.
O projeto é resultado da análise e encaminhamento de um grupo de trabalho formado em 2013 por iniciativa da secretaria de finanças de Ontário. O objetivo do projeto é reduzir os gastos com a gestão dos recursos dos fundos de pensão da província. A criação da nova empresa ainda não tem data definida.