02-08-2016 – 14:59:26
Os gestores do mercado têm aumentado sua exposição ao mercado brasileiro de energia. Dois fatos relevantes divulgados na última segunda-feira, 1º de agosto, mostram o interesse crescente dos investidores por empresas do setor. O conselho de administração da Energisa aprovou ontem o aumento do capital social da companhia no valor de R$ 170,6 milhões, mediante a emissão de 46,1 milhões de novas ações ordinárias e preferenciais, representadas por unidades de certificados de depósito de ações (units). As units serão emitidas para atender ao excesso de demanda verificado no âmbito da oferta pública de distribuição de units de emissão da companhia, em decorrência do exercício da opção outorgada pela companhia ao Bank of America Merrill Lynch para a distribuição de um lote suplementar de units.
“As units conferirão aos seus titulares os mesmos direitos, vantagens e restrições inerentes às ações ordinárias e às ações preferenciais de emissão da companhia a elas subjacentes, inclusive o direito de participar das assembleias gerais e nelas exercer todas as prerrogativas conferidas às ações representadas pelas units, conforme o caso”, diz o fato relevante da Energisa, assinado pelo diretor de relações com investidores, Maurício Perez Botelho .
Já a Equatorial Energia informou que fundos de investimento geridos pela Opportunity Asset e Opportunity Gestão de Investimentos, em negociações realizadas na BM&FBovespa, adquiriram 540,6 mil ações ordinárias de emissão da companhia e receberam em devolução de empréstimo o total de 27.657 ações ordinárias da companhia. Com isso, os fundos passaram a deter em conjunto 20,1 milhões de ações ordinárias da Equatorial, com uma participação de 10,13% nas ações ordinárias da companhia.
“Ressalte-se que a posição mantida pelos investidores decorre exclusivamente de suas respectivas estratégias de investimento, não tendo o objetivo de alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da companhia”, diz o fato relevante assinado pelo diretor financeiro e de relações com investidores da Equatorial, Eduardo Haiama.