20-05-2015 – 12:37:43
Em assembleia geral foi aprovada no estado de Illinois, nos Estados Unidos, uma lei que exige que os cinco sistemas de previdência financiados pelo governo, que somam um patrimônio de aproximadamente US$ 77 bilhões, alienem participações em empresas que boicotam Israel.
A medida, que foi aprovada por unanimidade na Câmara na última segunda-feira, após ter passado pelo Senado, precisa agora da assinatura do governador de Illinois, Bruce Rauner, que já se mostrou favorável a ela. O estado americano deve ser o primeiro do país a instituir a obrigação.
O projeto pode afetar investimentos das entidades em 25 a 30 empresas, segundo estimativa preliminar de William Atwood, diretor do conselho estadual de investimento de Illinois. As empresas a serem desinvestidas não necessariamente serão avisadas com antecedência, ressaltou o executivo.
De acordo com a legislação, boicotar Israel significa “tomar ações que são motivadas politicamente, e que tem o objetivo de penalizar, causar dano econômico, ou limitar relações comerciais com Israel, ou com companhias baseadas no país”.