27-08-2015 – 11:23:16
O Funepp, fundo de pensão da Nestlé, selecionou três fundos de investimentos no exterior. Os fundos J.P. Morgan Global Research Enhanced Index Equity e o Votorantim AllianzGI Europe Equity Growth já receberam os primeiros aportes da fundação no início do mês de agosto. O terceiro fundo selecionado, o BB Multimercado Schroder Europa Investimento no Exterior deve receber o primeiro aporte nas próximas semanas.
A escolha dos três novos fundos no exterior faz parte do processo de reestruturação da carteira de renda variável do fundo de pensão. Somado com um quarto fundo exclusivo criado no início de 2014 e que compra contratos futuros de S&P, a ideia é que a modalidade de fundos no exterior represente metade da renda variável total da entidade. Os três novos fundos estão recebendo aportes iguais, cujos valores não foram divulgado pelo Funepp.
“Nos estudos que fizemos para a política de investimentos de 2015 concluímos que a nossa alocação em renda variável deveria ficar 50% focada em bolsa local e 50% em bolsa no exterior. Dentro do valor alocado em bolsa local, também decidimos dividir cerca de metade em gestão passiva e metade em gestão ativa com foco realmente de longo prazo”, diz Alessandra Cardoso, responsável pela área de investimentos do Funepp.
Para a gestão ativa, a entidade contratou a M Square para realizar a gestão de um fundo exclusivo de renda variável, conforme antecipado pela Investidor Online.
Leia mais na edição 274 de setembro de 2015 da Revista Investidor Institucional