Fundações formam chapa para concorrer ao conselho da BRF

05-03-2018 – 10:37:03

 

A Previ e a Petros formaram uma chapa conjunta com 10 integrantes para concorrer ao conselho de administração da BRF. Fazem parte da chapa Augusto Marques da Cruz Filho, indicado para a presidência do CA; Francisco Petros, indicado para a vice-presidência; Guilherme Afonso Ferreira; Walter Malieni Jr.; José Luiz Osório; Roberto Antônio Mendes; Dan Ioschpe; Roberto Funari; Vasco Augusto Pinto da Fonseca Dias Júnior e Luiz Fernando Furlan.

A indicação ocorre após os fundos de pensão solicitarem uma assembleia geral extraordinária para deliberar sobre a destituição de todos os membros do conselho da companhia. As fundações também querem que o conselho passe a ter dez membros e realizar uma eleição de novos membros para ocuparem os cargos, incluindo os de presidente e de vice-presidente do conselho de administração. 

Segundo comunicado da Petros, a iniciativa decorre das fundações, no papel de acionistas, cumprirem com o dever fiduciário e a responsabilidade de atuar para o fortalecimento da estrutura de governança da empresa. “No cumprimento deste dever, apresentamos um grupo experiente e com competências complementares, o qual deverá, com total independência, imprimir novos rumos e viabilizar a recuperação da BRF, superando os grandes desafios que a empresa precisa enfrentar”, diz Daniel Lima, diretor de Investimentos da Petros, em comunicado. 

A Previ destaca que os nomes propostos devem imprimir novos rumos à BRF e viabilizar sua recuperação, respeitando as melhores práticas de governança. “A fundação entende os papéis a serem desempenhados pelo agentes que compõem a governança corporativa de uma companhia e respeita essa dinâmica. Nesse sentido, caberá ao conselho de administração eleito definir e acompanhar a nova estratégia a ser traçada para a BRF”, destaca a fundação em nota.

A reunião para marcar a data da assembleia acontecerá nesta segunda-feira, 5 de março.