Fracassa o fundo de pensão dos evangélicos

17-02-2014 17:48:04

 

 

Não deu certo o projeto de criação do BemPrev, o fundo de pensão dos evangélicos. As duas organizações que seriam os instituidores do plano, a Omebe (Ordem dos Ministros Evangélicos no Brasil e no Exterior) e o Ibemp (Instituto da Memória Pastoral) desistiram do projeto após a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) pedir mudanças no estatuto e regulamento do fundo de pensão e do plano de benefícios.

 

A consultoria Rodarte Nogueira estava assessorando as organizações para o desenho e criação do fundo de pensão, que prometia se tornar um dos maiores do país em termos de número de participantes. “Não houve condições adequadas de governança por parte dos instituidores”, diz Paulo Josef Gouvêa, diretor técnico e atuário da Rodarte Nogueira. O pedido de criação da entidade foi enviado para a Previc no final do ano passado. Após análise do órgão fiscalizador, foram pedidas alterações no estatuto, além da comprovação de capacidade financeira para manutenção da entidade.

 

Com as exigências da Previc, as duas organizações começaram a se desentender. O Ibemp decidiu cancelar sua participação, enquanto a Omebe teve dificuldades de consenso entre os membros da direção. Diante das dificuldades, a Rodarte Nogueira também decidiu se afastar do projeto, que está paralisado neste momento. “O problema não foi da Previc, que cumpriu seu papel normalmente no processo de aprovação de um novo fundo de pensão”, explica Gouvêa. O problema se concentrou na falta de consenso entre os dirigentes das organizações que seriam os instituidores.