18-09-2015 – 14:43:11
O Fipecq, fundo de pensão do Cnpq e outras patrocinadoras, anunciou que Maurício Marques e Persio Marco Antonio Davison não atuarão mais nos cargos de diretor presidente e diretor de previdência, respectivamente. De acordo com o fundo de pensão, a saída dos executivos representa uma reestruturação da diretoria dentro de um processo de seleção que tem como objetivo levar para a fundação profissionais de mercado, em vez de profissionais indicados pelas patrocinadoras.
Com a medida, o presidente do conselho deliberativo, Antonio Semeraro Rito Cardoso, assume interinamente as duas funções durante os próximos 90 dias, até que sejam escolhidos novos executivos para os cargos. A estratégia de seleção de profissionais do mercado iniciou com a entrada do atual diretor de investimentos e finanças da Fipecq, Sergio Maia Reis, em junho. Maia possui mais de 11 anos de experiência em previdência complementar, tendo atuado como analista de investimentos e gerente de investimentos da fundação Ceres.
Déficit – A fundação também comunicou que foi aprovada a proposição que tem como objetivo utilizar recursos do fundo previdencial da Fipecq para uma possível cobertura do déficit do plano de previdência complementar (PPC). Segundo a fundação, com a possibilidade do plano ter o terceiro resultado negativo seguido em 2015 – sendo obrigado pela legislação a cobrir esse déficit -, foi decidido que não será cobrada uma contribuição extraordinária dos participantes, sendo que o fundo previdencial, caso necessário, será usado para essa cobertura.