27-09-2017 – 17:52:47
A fintech SL Tools, do ex-Bank of America Merrill Lynch Andre Duvivier, vai colocar no ar no início de outubro sua plataforma eletrônica voltada para o mercado de aluguel de ações. Duvivier explica que, com a plataforma, o objetivo é gerar uma sofisticação do mercado de aluguel aos investidores que atuam no nicho, hoje feito essencialmente através de operações de balcão. Ricardo Milagria, que trabalhou nos últimos anos na B3 na área voltada para o mercado de aluguel, é sócio de Duvivier na fintech.
“Esse é um mercado muito promissor, por ter alta rentabilidade, mas que estava esbarrando em alguns gargalos devido à falta de investimento em tecnologia, com pouca transparência e compliance”, afirma Duvivier. Ele nota que o mercado brasileiro de aluguel é intermediado entre corretoras e investidores por meio telefônico, e não conta ainda com preços em tela como no mercado à vista, lacuna que a SL Tools busca preencher. Por meio da plataforma, as ordens de aluguel de ações dos investidores vão direto para as corretoras e para a B3. “O investidor vai ter ganho de escala no processamento das operações, com melhor controle das posições e com transparência, que traz o compliance junto”.
Em um próximo passo a intenção da fintech é conectar também os custodiantes das ações na plataforma. Ao levar o mercado de balcão para uma plataforma eletrônica, o executivo espera por um aumento relevante no volume negociado. Segundo Duvivier, a SL Tools já tem cinco das dez maiores corretoras que atuam no mercado de aluguel e 20 grandes assets em processo avançado para aderir à plataforma. Entre os institucionais, o profissional conta que já visitou todas as grandes fundações, “mas esses players exigem um tempo mínimo da plataforma em operação para entrar”.