Empresas priorizam relação com investidor estrangeiro, aponta Del...

14-07-2015  –  17:32:36

 

As empresas estão mais preocupadas em 2015 com a percepção do investidor estrangeiro do que no ano anterior, aponta pesquisa realizada em parceria pela Deloitte e pelo Ibri – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores – divulgada nesta terça-feira, 14 de julho. De um total de 54 respondentes da pesquisa, 12% assinalaram a prioridade de melhorar a percepção de valor da empresa para o investidor estrangeiro, contra 7% do resultado do ano anterior. Na mesma pergunta, outra mudança significativa foi a queda nas respostas de 22% deste ano para 11% em 2014 com a atuação da área de relações com investidores (RI) das empresas com a expansão da base acionária.

Na questão sobre os temas que os investidores mais se interessam em discutir com as áreas de RI das empresas, em primeiro lugar aparece a estrutura financeira, com 41%; na segunda posição, ficaram as fusões e aquisições, com 39%, empatado com plano estratégico. Ao cruzar o aumento da preocupação com os investidores estrangeiros com o interesse por fusões e aquisições, Bruce Mescher, sócio da Deloitte e responsável pela pesquisa, aponta para a alta liquidez do capital dos investidores estrangeiros e o interesse pelos ativos das empresas no Brasil.

“O Brasil está barato para o investidor estrangeiro, tanto é que o nível de fusões e aquisições neste ano é crescente. E isso é explicado pela atuação dos  estrangeiros”, explica Mescher. Apesar da crise de confiança que o país atravessa nos últimos meses, o estrangeiro continua com a necessidade de alocar recursos nos mercados globais. “O capital estrangeiro tem liquidez, tem que alocar os recursos e sabe que há excelentes empresas aqui. O estrangeiro sabe também que há empresas com boas práticas de governança corporativa, então, ele continua olhando as oportunidades para investir no Brasil”, diz o sócio da Deloitte.

A pesquisa foi apresentada durante o Encontro Nacional de Relação com Investidores e Mercado de Capitais, que acontece nos dias 14 e 15 de julho, em São Paulo.