29-10-2015 – 21:29:39
A mexicana Cencor (Central de Corretajes) solicitou ao Ministério das Finanças do México autorização para começar a operar uma nova Bolsa de Valores na cidade do México. A nova bolsa adotará o nome de Bolsa Institucional de Valores (Biva). Para o chairman da Cencor, Santiago Urquiza, “essa iniciativa segue em linha com a reforma financeira recentemente aprovada pelo governo mexicano”. Urquiza acredita que a Biva propiciará ao mercado financeiro mexicano inovações tecnológicas, aumento da liquidez, menores custos de operação, alternativas de trading e atração de novos IPOs.
“Nós acreditamos que os investidores e participantes do mercado darão boas vindas a essa iniciativa e festejarão os benefícios que ela trará. Temos trabalhado por três anos no desenvolvimento desse projeto e hoje estamos fazendo a solicitação de autorização para operar às autoridades”, comentou Urquiza através de um press release distribuído ao mercado mexicano.
O México, assim como o Brasil, tem apenas uma bolsa de valores, contra 11 nos Estados Unidos, 5 no Canadá, 4 na Espanha, 2 na França e 2 na Itália. O México fechou 2014 como a 14ª maior economia do mundo, em 23º lugar por capitalização de mercado e 45º em número de empresas listadas.
A Cencor é uma empresa criada em 1988 e seu core business está no desenvolvimento de infraestrutura para o mercado financeiro do México e América Latina, operando através de diversas empresas como Enlance, PIP (Provedor Integral de Precios), MEI (Mercado Eletrônico Institucional) e Capitalstar Systems os mercados de ordens e corretagem para investidores institucionais.