03-09-2015 – 12:05:05
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos fundos de pensão aprovou a convocação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e do ex-executivo da Engevix, Gerson Almada, para depor. Também serão convocados o empresário Milton Pascowitch e seu irmão, José Adolfo Pascowitch.
Todos os convocados são citados na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro e desvio de verbas envolvendo principalmente a Petrobras e empreiteiras. A CPI também requisitará ao Tribunal de Contas da União (TCU) documentos de auditorias dos fundos de pensão Petros e Previ.
Os parlamentares devem votar ainda os pedidos de convocação do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, que deve ser ouvido sobre o Postalis; Alberto Youssef e João Vaccari Neto, ambos acusados de intermediar transações de fraude na Petros. Há ainda requerimento para ouvir a ex-presidente da Petrobras, Graça Foster.
Nas últimas semanas foram ouvidos o presidente do Postalis, Antonio Carlos Conquista; o da Funcef, Carlos Caser; e da Petros, Henrique Jager. O presidente da Previ, Gueitiro Matsuo Genso, deve prestar depoimento ainda nesta quinta-feira, 3 de setembro.
Com informações da Agência Câmara de Notícias