05-06-2015 – 12:37:15
Apesar de continuarem recomendando aplicações em ativos alternativos, consultores de investimento ao redor do mundo apontam para um desempenho abaixo do esperado desses ativos desde 2008. Pesquisa conduzida pela Pershing, uma divisão do BNY Mellon, aponta que 70% dos consultores planejam manter sua recomendação de investimentos nesses ativos aos seus clientes, mas mais da metade acredita que as aplicações nesses ativos apresentam fraco desempenho desde a crise econômica mundial.
O levantamento concluiu ainda que 55% dos consultores acreditam que seus clientes deveriam alocar entre 6% e 15% de seus portfólio nessa classe de ativos. O principal motivador para a seleção de um produto seria a experiência do gestor e as opções de diversificação.
“Apesar de um ceticismo persistente sobre os alternativos, em grande parte devido ao desempenho morno recente, estamos vendo fluxos fortes voltados a essa classe de ativos”, diz Justin Fay, vice-presidente de soluções de investimento da Pershing. “Os resultados do nosso estudo sugerem que a maioria dos consultores está otimista sobre a possibilidade de alternativos entregarem os benefícios da diversificação ao longo do tempo. Os resultados do estudo indicam ainda que a comunicação, a compreensão de produtos e melhorias de processos operacionais serão fundamentais para mitigar desafios”.