21-10-2015 – 16:50:24
Como parte de um plano de expansão de negócios na América Latina, a asset britânica Columbia Threadneedle, 29ª maior gestora de ativos do mundo, decidiu desfazer a parceria que mantinha com o BTG Pactual na região andina – Chile, Peru e Colômbia. A parceria, na verdade, havia sido estabelecida com a chilena Celfin, que foi adquirida posteriormente pelo BTG Pactual, em negócio anunciado em 2012. A decisão foi tomada por causa do plano de abrir um escritório próprio em Santiago do Chile a partir de janeiro de 2016.
“Já conversamos com clientes e com o pessoal do BTG Pactual no Chile. Eles entenderam bem a nossa decisão de abrir um escritório próprio em Santiago”, diz Joseph Sweigart, diretor comercial para a América Latina da Columbia Threadneedle. Ele revela que o escritório do Chile servirá de base para a atuação da asset em toda a região andina, que inclui também o Peru e a Colômbia. “Faz parte de nosso plano estratégico de crescimento na região”, diz Sweigart.
O escritório do Chile contará inicialmente com dois profissionais, que ainda estão em fase de contratação. A asset tem atualmente US$ 270 milhões em recursos captados na região andina, a maior parte proveniente de fundos de pensão (AFPs) do Chile.
Brasil e México – Enquanto no Chile a estratégia inclui um escritório próprio, no Brasil e no México a Columbia Threadneedle decidiu começar com parcerias com instituições locais. No Brasil, a asset fechou uma parceria com a Rio Bravo Investimentos, conforme noticiado pela InvestidorOnline no início de outubro. “Já temos um volume de ativos sob gestão que justifica a abertura de um escritório próprio no Chile. O mercado chileno tem um volume de investimentos no exterior muito maior que de outros países da região, como por exemplo, o Brasil”, diz o diretor.
Já no México, a asset fechou uma parceria com a GBM (Grupo Bursátil Mexicano) no final do primeiro semestre de 2015. Tanto no Brasil quanto no México, a ideia é que as instituições locais realizem a distribuição dos fundos no exterior da Columbia Theadneedle. A asset tem atualmente US$ 500 bilhões em ativos sob gestão em todo o mundo, com escritórios em 18 países.