09-11-2016 – 16:44:07
O Itaú Unibanco anunciou nesta quarta-feira, 9 de novembro, uma série de mudanças em seu comitê executivo. Roberto Setubal, após mais de 22 anos liderando a organização, atingiu a idade limite para o exercício do cargo de Diretor Presidente. A partir da próxima Assembleia Geral de Acionistas, Roberto deixará a Presidência Executiva do Itaú Unibanco e passará a atuar, em conjunto com Pedro Moreira Salles, como co-Presidente do Conselho de Administração da Companhia.
Candido Bracher assumirá a Presidência do Itaú Unibanco no lugar de Roberto Setubal. Com mais de 36 anos de experiência no mercado financeiro, Candido esteve ligado, nos últimos 28 anos, ao BBA Creditanstalt, ao Itaú BBA e ao Itaú Unibanco. “Foi com grande entusiasmo que recebi a notícia de minha indicação para a presidência do Itaú Unibanco. Desempenhar esta função, contando com o apoio e experiência do Pedro e do Roberto e podendo contar com os excelentes nomes que comporão o Comitê Executivo, é a atividade profissional mais estimulante que posso imaginar”, afirma Candido Bracher, em comunicado.
Eduardo Vassimon, que ingressou no grupo em 1980 e desempenhou, nos últimos anos, as funções de CFO e CRO do banco, passa a liderar a Diretoria Geral de Atacado (DGA), substituindo Candido Bracher à frente dos negócios de grandes e médias corporações, banco de investimento, Asset Management, Private Banking, Tesouraria, além dos negócios da América Latina.
Marco Bonomi, que também alcançou a idade limite para o exercício do cargo de Diretor, passará de Diretor Geral de Varejo (DGV) a membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, função para a qual será indicado na próxima Assembleia Geral de Acionistas. Marcio Schettini, que desenvolveu sua carreira nos diversos negócios de varejo assume a Diretoria Geral de Varejo (DGV), substituindo Marco Bonomi na gestão dos negócios de Agências, pequenas e médias empresas, Cartões e Rede, Imobiliário, Seguros e Veículos. A área de Marketing também ficará sob sua supervisão.
Caio David retornará ao Comitê Executivo do Itaú Unibanco como Vice-Presidente e será responsável pelas áreas de Riscos e Finanças, passando a responder como CFO e CRO da companhia. Nos últimos anos, Caio desempenhou as funções de CFO e mais recentemente de Tesoureiro do Itaú Unibanco. André Sapoznik, que fez sua carreira no banco em negócios de varejo, será promovido ao cargo de Vice Presidente e passará a conduzir as áreas de Tecnologia e Operações em substituição a Marcio Schettini. “Nunca tivemos no banco um envolvimento com tecnologia tão grande como temos agora. A tecnologia está claramente transformando a indústria bancária. Acreditamos que os canais digitais serão o principal canal de comunicação do banco com o cliente”, afirma Roberto Setubal.
Claudia Politanski permanece como Vice-Presidente das áreas de Pessoas, Jurídico e Ouvidoria, Comunicação Corporativa e Relações Institucionais e Governamentais. “Essas mudanças que anunciamos hoje seguem um roteiro previsto e anunciado em 2013. Elas também reafirmam a grande força do Itaú Unibanco na geração de executivos talentosos e preparados para assumir responsabilidades crescentes, mantendo o nível de desempenho do banco. Também refletem a confiança do Conselho de Administração na cultura gerencial e governança implantadas no banco, com o objetivo de institucionalizar a reconhecida qualidade de gestão, sempre buscando a criação de valor de forma sustentável para nossos acionistas, colaboradores e clientes, contribuindo para a transformação e desenvolvimento do Brasil”, afirma Roberto Setubal.
“Com esse movimento, o Itaú Unibanco renova seu compromisso com a meritocracia e a boa governança. Não são muitas as empresas que podem dar um passo desses, que reflete a profundidade do nosso banco de talentos e nossa convicção no valor da renovação. Desejo muito sucesso ao Candido e à sua futura equipe do Comitê Executivo, ao mesmo tempo em que recebo com muita alegria a missão de conduzir o Conselho de Administração ao lado do meu querido amigo Roberto”, finaliza Pedro Moreira Salles.