BTG Pactual lança plataforma de investimentos baseados em algorit...

18-04-2018 – 13:06:29

 

O Banco BTG Pactual lançou nesta quarta-feira, 18 de abril, sua plataforma voltada para a formação de uma comunidade brasileira de algo trading, modalidade de negociação de ativos financeiros baseada em algoritmos, que busca agilizar a procura por oportunidades e eliminar a subjetividade do processo de decisão. A plataforma, denominada Stratsphera, é aberta e disponibiliza uma ferramenta acessível a qualquer interessado em desenvolver algoritmos, que conta com um simulador que oferece dados históricos de diversos ativos e índices macroeconômicos brasileiros.

A biblioteca de dados começa com ativos do Brasil e dos Estados Unidos desde 2007, índices disponibilizados pelo Ipea e sinais extraídos do Twitter. Os parâmetros de negociação podem ser ajustados para tornar a simulação mais próxima da realidade de cada usuário, possibilitando uma diversidade maior de estratégias.

“Os algoritmos representam o que há de mais disruptivo no mercado financeiro. Estimular a pesquisa sobre esse tema é o nosso principal objetivo com o projeto. Queremos estimular o desenvolvimento do mercado brasileiro de algo trading”, afirma o CEO do BTG Pactual, Roberto Sallouti, em comunicado.

Analistas estimam que, nos Estados Unidos, os fundos quantitativos – aqueles geridos com base em algoritmos – apresentaram aumento de 15% ao ano nos últimos seis anos e controlam hoje cerca de US$ 1,5 trilhão. “É o setor de maior crescimento da indústria de fundos de hedge. No Brasil, a tendência de crescimento é a mesma, porém com números ainda muito menores”, destaca o BTG Pactual.

Competição – Além da plataforma, o Stratsphera irá fomentar o desenvolvimento de estratégias algorítmicas por meio de competições com prêmios. A primeira disputa terá início em junho, após realização de roadshow nas universidades interessadas em parceria com a iniciativa, incluindo as brasileiras FGV, PUC-Rio, UFRJ e ITA, além da Universidade de Harvard e do MIT, nos Estados Unidos.