BofA revisa projeção e espera manutenção da Selic na próxima reun...

 08-05-2018 – 15:00:10

 

O Bank of America Merrill Lynch revisou sua projeção de queda de 0,25 ponto percentual na Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) que acontece entre os dias 15 e 16 de maio, e agora acredita na manutenção da taxa nos atuais 6,5%, interrompendo assim o ciclo de cortes iniciado em outubro de 2016 pela autoridade monetária quando o referencial estava em 14,25%.

Segundo o relatório da instituição financeira, assinado por David Baker e Ana Madeira, entre as razões para a mudança na estimativa está o aumento das incertezas, tanto em âmbito doméstico quanto no internacional, desde a última reunião do Copom em março. Eles lembram que vários bancos centrais de mercados emergentes estão aumentando as taxas de juros e promovendo intervenções para conter movimentos cambiais excessivos diante das dúvidas crescentes sobre riscos geopolíticos e sobre a performance futura dos rendimentos dos títulos dos Estados Unidos.

No Brasil, “a corrida eleitoral presidencial está esquentando e pesquisas recentes sugerem um resultado muito fragmentado para as eleições de outubro. Isso aumenta a incerteza da política econômica à frente, levando a uma maior volatilidade e, portanto, exigindo uma gestão vigilante da política monetária”. Além disso, os especialistas escrevem também que, embora o cenário de inflação permaneça benigno e bem abaixo da meta, e os dados de atividade mostrem alguma fraqueza, um corte adicional de 25 pontos-base não acrescentará muito estímulo à economia.