Banco Finaxis e fintech Adianta lançam FIDC digital

15-01-2018 – 13:04:05

 

O Banco Finaxis e a fintech Adianta que atua com antecipação de recebíveis anunciaram o lançamento de um Fundo de Investmento em Direitos Creditórios (FIDC) digital. O FIDC irá destinar uma parcela acima de 50% de seu patrimônio líquido para aplicação em direitos e títulos representativos de créditos, originários de operações comerciais, financeiras, imobiliárias, entre outras. E com a automatização do processo, o FIDC reuni em uma plataforma as atividades que geralmente são divididas entre diversas empresas que prestam serviço para gestores de fundos, como originação, análise cadastral e de crédito e cobrança.

“Nos modelos tradicionais o processo é engessado. A burocracia e a dificuldade das PMEs acessarem esses recursos eram uma das maiores dores do mercado. Com a digitalização, conseguimos mapear cada etapa da transação e proporcionar uma experiência muito melhor, mais rápida e mais segura, trazendo inovação e mudando o cenário”, diz Marco Camhaji, CEO da Adianta, em comunicado.

A digitalização traz inovações importantes para a modalidade de FIDC, otimizando todo o processo desde a fase cadastral. “O formato tradicional é trabalhoso porque exige documentação física, autenticação em cartório e tudo isso toma muito tempo. Com a automatização, a interação do cliente fica centrada na plataforma, o que faz a experiência muito melhor, e nós conseguimos acompanhá-lo o tempo todo, em tempo real”, explica Camhaji.

“O Finaxis tem destacado cada vez mais em suas comunicações a preocupação com agilidade, segurança, transparência e compliance nos processos”, afirma Claudia Beldi, presidente do Finaxis. O Finaxis atua como administradora do fundo, enquanto a Adianta é a operadora. O objetivo é captar R$ 50 milhões até junho de 2018. Atualmente, o mercado de recebíveis com FIDCs possui ativos da ordem de R$ 12 bilhões.