Auditoria interna da Petros sai da presidência e fica ligada ao c...

29-04-2015  –  11:46:49

 

A auditoria interna da Petros, que até então era subordinada à presidência do fundo de pensão, passará a ser ligada diretamente ao conselho deliberativo. De acordo com comunicado da Petros, a mudança decorre de medidas adotadas pelos novos diretores da fundação com o objetivo de fortalecer os controles internos e boas práticas de governança, dando maior transparência à gestão.

“Estamos aperfeiçoando os processos na Petros, sob o ponto de vista de gestão de riscos. Este é um dos desafios que estão colocados para esta gestão”, diz o presidente da fundação, Henrique Jager, no comunicado. “Quando falo em gestão de riscos estamos pensando em melhoria da governança e este é um dos mecanismos para melhorá-la”. A auditoria interna também ganhará autonomia orçamentária, tendo assim mais condições para exercer suas atividades.

O presidente da Petros, que assumiu o comando da fundação no mês de fevereiro passado, tem experiência profissional em atividades de auditoria. Jager participou em comitês de auditoria ligados ao conselho de administração do Banco do Brasil. 

Diz ainda o comunicado que “a auditoria interna verifica a adequação e pertinência dos lançamentos contábeis, visa reduzir possibilidades de fraudes, erros e ineficiências, promove o assessoramento estratégico à alta administração sobre gestão de riscos corporativos”. Atende às patrocinadoras, instituidores, conselho deliberativo, conselho fiscal e diretoria executiva por meio de levantamento de informações, relatórios, reportes ou apresentações, além de assessorá-los, entre outras tarefas.

Está nos planos do fundo de pensão fazer com que a ouvidoria passe por processo semelhante, apesar de já estar ligada ao conselho. A ideia é fortalecer sua estrutura, dando maior capacidade de apresentar soluções às diversas demandas. A diretoria acompanhará o andamento das recomendações feitas tanto pela auditoria interna quanto pela ouvidoria.